sexta-feira, 15 de maio de 2009

Perspectiva com TRÊS pontos de fuga - CONTRE-PLONGÉE
















E, se quisermos ver objetos de baixo?
Iremos por a linha de horizonte bem baixa na cena, assim:

Estamos constuindo a base do objeto, agora!
Logo, iremos posicionar o terceiro ponto de fuga em algum lugar acima da linha de horizonte, também.

... gerando as arestas laterais desse objeto, fazendo-as se encontrar, cada uma, em cada quina dessa base que a recém desenhamos!

Se traçam, dos mesmos pontos de fuga que antes foram usados as linhas fugitivas que servirão para definir as arestas de topo do objeto!
Eliminam-se as linhas guias e...
temos o objeto, visto de baixo!
Como tu podes ver abaixo, a linha de horizonte está ACIMA do objeto proposto, logo estaremos vendo esse objeto de cima – dado que começamos a desenha-lo pelo topo!
Este tipo de ângulo de visão é chamado de “contre-plongée”
Tal como anteriormente, tu podes gerar vários objetos a partir destes mesmos pontos de fuga:

Só que, neste caso,
Como os objetos estão suspensos no ar, as suas bases não precisam estar alinhadas com a linha de terra – logo, algunspode estar suspensos ou mais alto ou mais baixo que os outros!

Nenhum comentário: