quarta-feira, 20 de maio de 2009

Altura e Proporções( mínimas )de uma CASA






Dois pontos de fuga, bem afastados entre si, o que faz com que o observador esteja bem afastado da quina frontal do objeto;
Em um plano paralelo à linha do horizonte, está a quina é chamado de “linha de terra” de agora em diante é onde o objeto está mais próximo do observador/leitor.
Se define uma altura qualquer sobre esta quina, que constitui a altura de 8 cabeças de um adulto:
Metade de 8 são 4 cabeças, logo se marcam ambas as alturas( 8 acima, e 4 no meio da vertical );
Se põem mais quatro cabeças sobre as 8 anteriores, o que perfaz 12 cabeças, que é a altura mínima para um cômodo onde uma pessoa possa viver( de outra maneira, não há ventilação )!
Isso perfaz também a altura de cada andar, se o prédio tiver mais de um( o térreo ).
Quando o Prédio está de frente, é fácil, já que somente se precisa traçar uma base que seja o dobro da altura – mas este não é o caso, já que estamos vendo o objeto a partir de uma de suas esquinas! Agora,
Já que definimos a altura mínima, temos de definir uma largura mínima, que é a de 24 cabeças( exatamente o dobro da altura, mas na horizontal ), mas... como projetar isso, se a figura está em perspectiva?
Primeiro,
Se extende a linha vertical até que esta tenha 24 cabeças de altura( essa linha não vai aparecer méis tarde, quando se finalizar o desenho, mas precisa ser feita ):
Muito bem, agora temos de saber o quanto as paredes se extendem em profundidade – o ideal é que sejam 24 cabeças( na horizontal )afim de que uma pessoa possa se mover e pôr mobília dentro da casa e com alguma comodidade - logo, assim que tivermos traçado as arestas superiores das paredes( na altura da 12.a cabeça ), será fácil determinar paredes laterais que tenham 24 cabeças de comprimento: Estenda uma linha paralela ao horizonte, no topo da linha de 24 cabeças que acabou de ser traçada:
Esta linha está em 90 graus em relação `a vertical. Trace agora, dos dois lados( em cada canto do “T” acmia ), linhas em 45 graus, que cruzem as linhas de aresta de base:
Onde estas se cruzarem, trace as arestas verticais do objeto, que estão ao fundo do mesmo:
Agora tu tens um objeto cuja altura tem 12 cabeças, mas cujas paredes laterais têm a a largura 24 cabeças, embora em perspectiva!
Trace agora as linhas fugitivas a a partir dos seus pontos de fuga, até as quinas superiores destas paredes( uma de cada vez ):
Aopague as linhas fugitivas que não aparecem na figura, e o objeto está terminado – com as alturas da pessoa( 8 ), teto( 12 ) e suas paces laterais( paredes )com a largura de 24 cabeças, embora em perspectiva!
Para saber onde fica a altura da porta e da janela, divida o espaço entre 12 e 8 em quatro partes iguais:
... E a primeira marca, de baixo para cima a partir do 8 é a nona cabeça!
Como as jannelas, por uma questão de segurança têm os seus batentes na altura da 4.a cabeça, já se tem uma idéia de onde a janela começa e termina, em termos de altura – daí, é só projetar em perspectiva,pontando desde os seus pontos de fuga!

Nenhum comentário: