quarta-feira, 25 de março de 2009

Curso de Mangá PUCRS : FICHA DE PERSONAGEM

FICHA Básica de PERSONAGEM



O primeiro passo é organizar as idéias!
É claro, cada um de vocês pode ter um conceito de personagem, mas, é sempre útil ter os dados desse(s) personagem(ns) - portanto, façam uma ficha para cada!

Comece a organizar o seu conceito personagem ao separar as suas características de acordo com:

- Características FÍSICAS: sexo, idade, se é forte ou fraco, se é adulto ou criança, cor da pele e cabelo, etc;
- Características MENTAIS: inteligência, talentos, habilidades mentais, se fala outras Línguas, etc;
- Características EMOCIONAIS: emotividade( ou não ), sensibilidades, gostos e coisas de que não gosta, etc;
- Características SOCIAIS: se tem: família, amigos, amantes, ou se relaciona bem ou mal com as pessoas, etc.

Mas,
Lembrem sempre que as características, de uma forma ou outra, acabam influindo( pouco muito ou BASTANTE, de acordo com o personagem )umas às outras!

Por exemplo,
Ao definir uma característica "física", tu tens que imaginar( e listar, na ficha abaixo )
o que isso influi "mental" e/ou "emocionalmente", assim como "socialmente" o personagem!

Vocês podem começar a partir de qualquer uma das características - portanto, não precisam começar da "física" só porque ela é a primeira da lista - mas ainda assim têm que imaginar e listar o que essa característica que escolheram pode influir( pouco, muito ou bastante às outras )

Separem as coisas por tópicos( por exemplo, se listarem a cor do cabelo da persnonagem, usem uma outra linha/vaga para listar a cor da pele, ou a cor dos olhos, etc ), como, por exemplo, assim:

Físicas Emocionais Mentais Sociais
Sexo: feminino
- Gosta de desenhar
- Gosta de estórias em Fantasia Medieval
- Gosta de animês e mangás( cite quais )
- Talento para o Desenho
- Se interessa pelas aulas de História na Idade Média
- Estuda Japonês

As pessoas lhe pedem desenhos o tempo todo!
Idade: 15 - Um pouco emotiva demais... às vezes, faz um drama danado! - Tende a se distrair, se o assunto não lhe interessa! Tem vários amigos, embora um ou dois são especiais!
( cite os nomes deles/as e crie fichas para eles/as também )
Cor dos olhos: marrons Gostaria que fosem verdes! X X


... E assim por diante!
Uma linha para cada elemento.

Se uma determinada característica influir nas outras( por exemplo, se a menina acima gostaria que seus olhos fossem verdes, vocês listam isso na característica "emocional" ); se essa característica não influi "mental" ou "socailmente" a personagem, é só marcar com um "X" para demonstrar que isso não influi( mas, se influir, descreva )!

Por exemplo,
Acima eu correlacionei em "emocionais": o gosto dela por desenhar e também o gosto dela por estórias em Fantasia Medieval com >>> as características "mentais" dela, a respeito do Talento que ela de fato tem para o Desenho, mais o interesse dela pelas aulas de História da da Idade Média!

...
Assim, tópico por tópico vocês vão ORGANIZANDO o conceito de personagem de vocês, e, eventualmetne, descobrindo que algumas de suas característica podem( ou precisam )ser mais trabalhadas!

A partir daí, é mais fácil escrever a "biografia" do personagem e de como ele/ela se interrelaciona com os outros, tendo essas fichas como bases!

Tire quantas fichas precisar, mas uma para cada personagem.

Crie as suas próprias fichas de personagem a partir desta grade( escreva diretamente nesta grade, que ela vai se expandir afim d epoder acber tudio ), mas não esqueça de manter isso tudo bem organizado, certo?

Depois, me reenvie e-mail para :
marcosbnpinto@gmail.com



Bom trabalho!


=====================================================================================


FICHA DE PERSONAGEM

Nome( do autor/a ):
Criado em: ( / / 200_ )

Nome do Personagem:

CARACTERÍSTICAS

FÍSICAS EMOCIONAIS MENTAIS SOCIAIS


( Acrescente mais linhas, se precisar - as que sobrarem, deixe em branco )


Nome e Assinatura:


-----------------------------

=====================================================================================



Nenhum comentário: