Faça os seus rascunhos preliminares( cosntrução contagem de marcação,
desenho de formas )em cor verde, azul ou laranja CLAROS, e SEM MARCAR
o papel - como essa parte ainda é preliminar, deixe que o trabalho
definitivo o seja em PRETO, que é o que vai aparecer, já que essas
cores( azul, verde ou laranja desde que bem claros )refletem mais a
luz( do scanner ou da xerox ), portanto são pouco "capturadas" na
imagem final.
ou,
Use um lápis duro para rascunhar e depois,
Use um lápis macio para finalizar!
Por que isso?
Porque, quando se tem que finalizar um trabalho, os rascunhos( que
ainda aparecem por baixo do traço definitivo )têm que ser eliminados -
logo, se tu usas uma dessas cores, se ela estiver esmaecida o
suficiente( ou seja, não se rescunhou com força, marcando o papel ), o
rascunho não vai aparecer - ou, se tu preferes travalhar tudo à lápis(
rascunho e finalização )use dois tipos de lápis: um que seja duro e
deixe pouco grafite por traço para rascunhar e outro, mais macio, para
usares afim de definir os traços!
Via de regra:
- Os lápis marcados como "B"( 2B, 3B e 6B >>> crescentemente )são MACIOS;
- Os lápis comuns( desses que todo mundo usa )são, gerelmente,
equivalentes ao 2B - nem muito macio, nem muito duro, embora variem de
marca para marca;
- Os lápis marcados como "H"( HB, H, 2H, 3H >>> crescentemente )são DUROS.
Esse tipo de graduação de maciez ou dureza é marca registrada pela
empresa Faber-Castell.
Portanto, como nenhuma outra empresa( exceto uma )criou uma
calssificação própria, e como a classificação "Faber-Castell" se
afirmou no Mercado, essas outras fábricas têm pago royalties para
poderem licenciar os seus produtos usando, o que acabou se tornando
comum( embora todas paguem por isso )!
A exceção é o caso da Conté, uma fábrica francesa de materiais de
desenho e arte - de fato os lapis fabricados pela mesma são
"graduados" por "F"s e "G"s( duros e macios, respectivamente ), mas os
seus produtos não são muito comuns aqui no Brasil.
É claro,
Pode-se usar lapiseiras 0.5 ou 0.9mm, embora tenham em mente o tipo de
grafite que vocês forem comprar!
- O grafite mais macio para lapiseiras é o 3B ( não tem como ser mais
macio que esse, já que se quebraria fácil demais; contudo, o efeito é
bem similar ao do lápis 6B )
- O grafite mais duro para lapiseiras é o 2H( mas é TÃO duro que mal e
mal deixa um risco MUITO fino no papel - de fato, esse tipo de grafite
era usado para desenho mecânico, onde não se pode haver borrões ).
Problemas:
- Os grafites macios( quer em lápis ou lapiseiras )tendem a borrar, e
são ruins de se apagar, já que "sujam" a borracha facilmente, e, ao se
apagar, se acaba espalhando mais e mais;
- Os grafites duros tendem a "arranhar" o papel, deixando marcas que,
mesmo que se possa apagar os traços, fica a depressão onde o grafite
foi depositado( por lápis ou lapiseira )e... o problema é que essa
marca acaba aparecendo na cópia de scanner ou de xerox que vocês,
mais tarde terão de fazer( para o fanzine ou website do curso )!
O certo, então, é usar o tipo correto de grafite para cada fase do trabalho:
Seja ele duro ( em preto, ou em cores claras )para os rascunhos, onde
se traçam linhas de marcação, se definem formas básicas, etc;
Seja ele macio( definitivo, sempre em preto )para os traços finais!
Contudo, em AMBOS os casos, nunca force ou marque o papel - as marcas
ficam e não se podem apagar, assim como, se o papel estiver MUITO
marcado, isso vai acabar interferindo na próxima fase, que é a de
Arte-final!
Postura e firmeza das mãos é muito importante, pois isso permite que
os traços sejam firmes e seguros, minimizando o trabalho de rascunho,
logo... deixando o trabalho mais "limpo"!
- Apóie o antebraço sobre a mesa, em toda a sua extensão( do cotovelo
ao pulso ), isso vai evitar que tu tremas ao desenhar;
- Apóie o "gume" externo da mão, embora não precise ser tão firme
quanto o antebraço( deixe um pouco de movimento );
- Use os três dedos( polegar e indicador para segurar o
lápis/lapiseira ), e o dedo médio para servir de apoio - somente estes
três dedos precisam se mover.
Pratique as formas básicas( esferas )de construção da cabeça, dentor
daquele mesmo esquema de proporções ( a partir do esquema em quatro
alturas na forma da cabeça ) que nós vimos em aula!
Seja ele:
- 2,5( sobre ) e 1,5( abaixo ), o que dá uma cabeça mais próxima do
formato real, não estilizado;
- 3,0( sobre ) e 1,0( abaixo ), o que é bem mais comum no Mangá,
especialmente nos SDs!
E, experimente variar essas proporções!
Normalmente,
- Quando as duas "esfers são aproximadamente do mesmo tamanho, nós
acabamos tendo por construir um rosto de feitio LONGO e ESTREITO,
quase retangular;
- Quando a esfera superior é muito maior que a inferior, náo acabamos
por ter que constuir um rosto de feitio CURTO e LARGO!
Lembrem-se que o feito da cabeça INFLUI nas proporções gerais do corpo
humano, já que é o feitio e proporções da cabeça que vão servir de
referência para a construção do resto do corpo, por uma questão de
Harmonia e Proporção.
O que acontece muitas vezes no Mangá e no Anime é que o corpo é
desenhado segundo uma proporção aproximada do Canon: ou seja, do
Desenho Naturalista, Acadêmico( por sinal as Escolas de Desenho em
Mangá, no Japão dão muita ênfase a esse tipo de Desenho ), enquanto a
estilização se concentra na cabeça, nas mãos e nos pés!
Elementos MAIS expressivos no rosto:
Olhos +
Nariz -
Boca +
Estrutura da Cabeça >>> Regra de Ouro >>> centros geométrico( na
altura do nariz )e, muito mais importante, o centro visual( o
primeiro, logo acima do geométrico, e o segundo refletido abaixo ), ou
seja o que correspondem aos:
- OLHOS acima, e, BOCA:
Ambos correspondem aos dois centros visuais que o rosto humano tem, e
não é por nada que as pessoas focam a sua atenção neles - logo, já que
a atenção foi naturalmente focada, isso se torna a via de onde as
emoções podem ser transmitidas!
Lembrem de anotar isso também para as aulas de LAY-OUT( rascunho e
composição de páginas ou de ilustrações ), não esqueçam!
Uma coisa sempre puxa a outra, como nós vamos ver ao longo do curso.
^^
Um bom final de semana para todos vocês, e a gente se vê na terça!
Um abraço!
Ministrados por MARCOS PINTO, professor multilíngue( Inglês, Francês, Espanhol e Italiano ), profissional na área das Artes Gráficas. Ilustrador com mais de 30 anos de experiência com trabalhos em ilustração para Literatura, Cartum e História em Quadrinhos dedicados ao público Infanto-Juvenil - publicados no Brasil, e também divulgados no Exterior, assim como trabalha como professor de crianças e jovens na área das Artes Gráficas desde 1984.
sexta-feira, 27 de março de 2009
Anotações para a SEGUNDA AULA do CURSO de MANGÁ na PUCRS!
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